Rate this post

A abstinência e a relação sexual sem penetração têm muitos benefícios.

Tanto a abstinência como as relações sexuais sem penetração são métodos simples gratuitos e de proteção contra gravidez que funcionam muito bem. De fato, a abstinência é o único método 100% eficaz para evitar a gravidez e as DST. As relações sexuais sem penetração reduzem muito o risco.

A abstinência tem outros benefícios. As pessoas escolhem a abstinência para o seguinte:

  • Esperar para estar prontos para uma relação sexual
  • Esperar até encontrar o parceiro certo
  • Desfrutar da companhia de seu parceiro sem ter que manter uma relação sexual
  • Concentrar-se na escola, trabalho ou passatempos
  • Respeitar suas crenças e valores pessoais, morais ou religiosos
  • Superar uma separação
  • Superar a morte de um casal
  • Seguir as recomendações do médico durante uma doença, uma infecção ou um procedimento médico, ou após estes

As relações sexuais sem penetração também têm benefícios. Podem fazer o seguinte:

  • Permitir que as pessoas se dêem prazer sexual sem produzir uma gravidez ou contagiar ETS
  • Aumentar a confiança e a proximidade do casal
  • Evitar a gravidez, se não tiver outro tipo de contraceptivo disponível
  • Ajudá-lo a entender melhor seu corpo e o do seu parceiro (a)
  • Ajudá-lo a aprender como queres que te toquem e que te faz sentir bem (e ao seu parceiro (a)

A abstinência e a relação sexual sem penetração têm vantagens especiais para os adolescentes e os jovens. A abstinência é uma excelente maneira de evitar os riscos que envolve o sexo (como a gravidez e as DST) até estar pronto para evitá-los ou tratá-los. A abstinência pode também ajudá-lo a se concentrar em coisas que são mais importantes para si, como os amigos, a escola, o esporte, as atividades, a diversão e os planos para o futuro.

As pessoas que se abstêm de ter relações sexuais na adolescência e que têm poucas parceiros sexuais na sua vida têm menos chances de contrair uma DST.

A abstinência e a relação sexual sem penetração têm algumas desvantagens.

Embora a abstinência e a relação sexual sem penetração são métodos muito eficazes para evitar a gravidez e as DST, para algumas pessoas, é difícil evitar o sexo. Se você pretende ser abstinente, mas você acaba fazendo sexo vaginal, pode ocorrer uma gravidez se não usar contraceptivos.

Em algum momento de sua vida, a maioria das pessoas finalmente tem contato sexual com outra pessoa. Por esta razão, é recomendável ter sempre um plano de contracepção de apoio, como ter preservativos à mão. Além disso, o preservativo é o único método contraceptivo que também ajuda a evitar as doenças sexualmente transmissíveis.

As relações sexuais sem penetração também podem ter algumas desvantagens. Alguns tipos de relações sexuais sem penetração podem transmitir doenças sexualmente transmissíveis. Embora aconteça poucas vezes, se o sêmen atinge a vulva ou a vagina durante as relações sexuais sem penetração, pode ocorrer uma gravidez.

Muitas pessoas acham que é difícil evitar o sexo vaginal quando realizam outras atividades sexuais. Às vezes, as pessoas que praticam relações sexuais sem penetração para evitar a gravidez não têm um plano de contracepção de apoio preparado. Se se deixam levar pela intensidade do momento e fazem sexo sem proteção, isso pode resultar em uma gravidez ou transmitir doenças sexualmente transmissíveis.