Rate this post

Por que eu preciso falar sobre preservativos e contraceptivos?

Falar sobre como proteger a sua saúde sexual é um aspecto importante do ser ativo sexualmente. É normal sentir-se um pouco nervoso/a, ao falar sobre preservativos e contraceptivos, mas você é totalmente capaz de fazê-lo. Imagine quando mais difícil seria ter que falar sobre seu DST ou gravidez não planejada.

Se você tem sexo vaginal (pênis-na-vagina), é realmente importante que use um preservativo e outro método contraceptivo (como a pílula ou o DIU). Desta forma estão duplamente protegida de uma gravidez e DST. Falem sobre isso.

Se tiver sexo anal, você precisa de usar um preservativo e lubrificante. Para o sexo oral, usa camisinha ou barreira bucal. Às vezes nos referimos a isto como “sexo mais seguro”, já que reduz o risco de gravidez e de contrair uma DST.

Conversar sobre as DST é tão importante quanto falar sobre como prevenir uma gravidez. E só porque não tem sexo vaginal não quer dizer que você não tem que falar sobre isso-as DST são uma possibilidade em qualquer tipo de sexo.

Pratique muito com antecedência se você não souber o que dizer. Em seguida, escolhe um bom momento para falar (não no momento mais acalorado do encontro sexual). Se o seu parceiro se recusar a usar proteção, não estão mostrando muito respeito por você ou por sua saúde.

Como falo de sexo mais seguro?

SE

  • Encontre um momento em que ambos estejam relaxados e concentrados.
  • Usa frases que comecem com “Eu” como “Eu quero que ele nos proteja” em vez de “você precisa de um contraceptivo”.
  • Diga a eles que sexo mais seguro os benefícios para os DOIS.
  • Deixe bem claro que você quer usar protecção para ter sexo. Não há nenhuma proteção? Pois não há sexo.
  • Dize-lhes que, ao utilizar proteção, ambos desfrutam do sexo muito mais, porque nenhum dos dois terá que se preocupar com as DST ou uma gravidez não planejada.
  • Use uma linguagem positiva. Por exemplo “eu Quero falar com você sobre isso, porque tu me liga muito”.
  • Certifique-se de que a conversa seja fluente -fala E escuta. Tentar entender seu ponto de vista e faça perguntas se necessário.
  • Trabalhem juntos para obter a proteção de que precisam. Isso significa falar sobre como conseguir contraceptivos e quem paga por eles, agora e no futuro.
  • Inicie a conversa, justo no momento que eles vão ter de sexo -isso pode ser constrangedor (e um problema se você não tem proteção contigo). Falem muito antes de ter sexo, assim os dois estão prontos e bem protegidos (como por exemplo, visitar o seu médico e obter um método contraceptivo seguro se tiver sexo vaginal).
  • Presuma que este lhe gosta de usar preservativos. A maioria usa preservativos assim que já devem ter pensado também. Dize-lhes que se vão os preservativos e dessa forma se sentirão mais à vontade para dizer que eles, também.
  • Não sejas prejuicioso/a, agressivo e/ou controlador/a.
  • Presuma que este lhe ao usar preservativos a outra pessoa, você está sendo infiel. As pessoas usam preservativos porque cuida-se a si mesma e a pessoa com a que se encontram.

Quer mais ajuda com este tipo de conversas?